Triunfo que vale o G4 do Brasileirão 2021

Triunfo que vale o G4 do Brasileirão 2021
Fotografia: Esporte Clube Bahia.

Na noite de ontem, em Salvador, o Bahia conseguiu importante 3 pontos no estádio de Pituaçu contra o Athletico Paranaense. O Tricolor de Aço venceu de 2 x 1 e alcançou a 4ª colocação no Brasileirão 2021. E como foi o jogo?

Primeiro tempo

O Bahia entrou com modificações em campo. Destaques do primeiro semestre do time, Thaciano e Gilberto, começaram a partida no banco, para os seus lugares entraram Thonny Anderson e Maycon Douglas.

Essa mudança fez o Bahia jogar em um esquema que, por vezes, tinha uma linha defensiva com 4 jogadores, 2 no meio de campo e 4 atacantes. A linha defensiva era construída pelos dois zagueiros, Conti e Juninho, o lateral esquerdo Juninho Capixaba e o volante Patrick. Isso possibilitou Nino Paraíba chegar mais ao ataque, juntamente com Rossi, Rodriguinho e Maycon Douglas. No meio de campo as jogadas eram conduzidas por Danielzinho e Thonny.

Esse esquema com dois extremos abertos e Rossi flutuando juntamente com Rodriguinho, pressionou o Furacão desde o começo e isso foi suficiente para o Tricolor de Aço abrir o placar. Soma-se a essa fluidez, a expulsão do meio campista Richard do Paranaense. Aos 16 minutos, em jogada de escanteio, Rossi cruzou a bola e o volante Patrick de Lucca marcou o gol para o Bahia.

Após o gol, o Bahia recuou completamente. Parecia que estava jogando com um jogador a menos, tal qual estava o Athlético Parananese. A partir disso o CAP começou a ganhar espaço e controlar a partida. No minuto 39 do primeiro tempo, após boa jogada do lateral esquerdo Abner, a bola chegou ao atacante Terans que marcou o gol e igualou a partida.

Um segundo tempo de mais intensidade

Já de imediato o treinador Dado Cavalcanti retirou o meia Thonny Anderson e colocou Gilberto na partida. A mudança não surtiu efeito de imediato, mas a postura do clube se modificou. O Bahia passou a pressionar mais o Furacão, chegando muitas vezes ao ataque. Aos 19 minutos surge a principal mudança no Bahia, saiu Maycon Douglas e entrou o paraguaio Oscar Ruiz. Ruiz passa a exercer, juntamente com Rossi, um jogo posicional e de velocidade, abrindo o campo com ambos os pontas jogando como extremos. E é a partir de uma jogada de Ruiz pela ponta esquerda, que a bola chega a área e, após um bate rebate, Rossi aproveita e marca o segundo gol do Bahia.

O Furacão pressionou o Tricolor de Aço por meio de jogadas rápidas em contra-ataque, principalmente com o meia Nikão, mas sem sucesso. Inclusive acertando uma bola no travessão. Porém nada suficiente que modificasse o placar. A nota negativa ficou para mais uma expulsão. O lateral direito Marcinho pisou no atacante Rossi e deixou o Furacão com dois jogadores a menos. Deixando o time exposto e sem poder de reação. Por fim, o Bahia venceu, chegou aos 11 pontos na 4ª colocação. O Athletico Paranaense permanece com 12 pontos, mas agora no 2° lugar. Na sétima rodada o Bahia sairá para jogar, domingo, no Allianz Parque contra o Palmeiras às 20 horas. Já o CAP enfrentará em casa a Chapecoense no mesmo dia e horário.

Homem do jogo

É impossível não apontar o atacante Rossi como o grande nome da partida. Após um gol e uma assistência, Rossi se sagrou como o principal destaque positivo da partida. Para além do feito, o ponta também contribuiu ofensivamente diversas vezes pelo setor direito do ataque do Bahia.

Rafael Silva Dominguez